A prevenção de acidentes de trabalho deve ser uma preocupação constante das empresas. Afinal, independente do segmento, é possível que existam riscos para os colaboradores.
Por isso, é fundamental analisar o cotidiano de todas as equipes. E colocar em prática atitudes que minimizem os incidentes. O que ficará mais fácil com as dicas desse artigo!
Então, separe papel e caneta. E anote cinco maneiras de garantir a prevenção de acidentes de trabalho na sua organização!
1 – Ofereça e conscientize sobre o uso dos EPI’s
É preciso valorizar a proteção do corpo do trabalhador. O que acontece com a realização de um programa de treinamento direcionado para os EPIs. Assim, os funcionários irão aprender como o uso desses equipamentos reduz o risco de acidentes.
Mas não basta apenas disponibilizá-los! Promova atividades frequentes para reforçar a relevância dos aparelhos em questão. Acompanhe a utilização e controle as condições de cada um.
Com uma análise frequente, é possível trocar os equipamentos danificados. E, consequentemente, sem a eficácia necessária.
2 – Crie a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
No caso das empresas com mais de 20 colaboradores registrados na CLT, é preciso implantar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Afinal, trata-se de uma regulamentação presente na NR-5!
Com a participação de funcionários voluntários, a iniciativa tem a finalidade de acompanhar e apresentar os riscos dos locais de trabalho. E, assim, pedir um posicionamento oficial para reduzi-los ou eliminá-los.
Naturalmente, é uma forma eficiente para a prevenção de acidentes de trabalho. Que também envolve a atuação de quem lida diariamente com os perigos. E precisa dessa proteção.
3 – Analise as condições de trabalho das equipes
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) tem a finalidade de acompanhar e estudar a condição psicofisiológica dos colaboradores. Assim sendo, como parte dela, é essencial avaliar os equipamentos, a organização de trabalho e o transporte de materiais.
É claro que existem outros pontos a serem analisados. Mas o propósito final desse processo é sempre o mesmo. Delimitar as etapas operacionais que contribuem para a diminuição da frequência dos acidentes de trabalho.
4 – Incentive a prática de ginástica laboral
Essa forma de prevenção de acidentes de trabalho nada mais é do que incorporar, na rotina, exercícios práticos e simples. Mas que são muito valiosos para o combate das doenças ocupacionais.
As atividades têm duração entre 10 e 15 minutos. E os funcionários contam com técnicas de alongamento, reeducação da postura, respiração e mais.
Para incluir a ginástica laboral na sua empresa, é imprescindível a presença de um profissional especializado. Assim, irá garantir que os exercícios serão positivos. Ao invés de piorarem as condições dos trabalhadores.
5 – Avalie os riscos ocupacionais
Se uma organização quer atingir o objetivo de prevenir os acidentes de trabalho, é preciso reconhecer a importância de antecipar e monitorar os riscos. Assim como definir quais são os pontos mais importantes.
Por isso, existe um passo relevante na busca por assegurar a saúde dos colaboradores. Trata-se de identificar e analisar, com frequência, os perigos presentes nos espaços em que todos atuam.
Você percebeu que conquistar a prevenção de acidentes de trabalho não é uma missão impossível? Ao identificar a necessidade de tornar a sua empresa mais segura, conte com a nossa equipe para apresentar as melhores soluções!