PPR – Programa de Proteção Respiratória

O Programa de Proteção Respiratória foi criado pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 1994, do Ministério do Trabalho e Emprego.

A partir da publicação da Instrução Normativa SSST/MTB Nº 1, de 1994 é que foi publicada a primeira edição do Programa de Proteção Respiratória – PPR, pela Fundacentro.

O PPR tem por objetivo principal orientar o seu responsável em relação à elaboração, implementação e administração do Programa, auxiliando-o na seleção, utilização e a manutenção correta dos Equipamentos de Proteção Respiratória – EPR.

O Programa de Proteção Respiratória (PPR) é um processo para seleção, uso e manutenção dos respiradores com a finalidade de assegurar proteção adequada para o usuário.

Antes de se utilizar um respirador, é essencial que seja estabelecido um PPR, por escrito, com os procedimentos específicos para o local de trabalho. O programa deve ser implantado, avaliado e atualizado sempre que necessário, de modo a refletir as mudanças de condições do ambiente de trabalho que possam afetar o uso de respirador.

A proteção no dia a dia dos trabalhadores é o que proporciona qualidade de vida no trabalho e a segurança para exercer as atividades profissionais. Proporcionar esta segurança e proteção é responsabilidade do empregador que deve elaborar diversos programas obrigatórios na segurança do trabalho para cada tipo de atividade.

Sendo assim, o Programa de Proteção Respiratória (PPR) é o conjunto de medidas de segurança implementadas para proteger a saúde do trabalhador contra a exposição aos riscos químicos e biológicos existentes no local de trabalho.

O intuito do programa é controlar as doenças ocupacionais causadas pela inalação das impurezas do ar que são prejudiciais à saúde como poeiras, névoas, fumos, vapores e gases químicos. É um processo de seleção, uso e manutenção dos respiradores para cada trabalhador que irá avaliar os riscos respiratórios, adequar as tarefas para eliminar ou minimizar os perigos do ambiente de trabalho e selecionar os Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR)  ideais para cada tarefa na jornada de trabalho.

Para o sucesso da prevenção da saúde dos colaboradores, o PPR deve ser planejado, executado e avaliado anualmente. Outros fatores também são importantes para assegurar o desempenho positivo das medidas de segurança, como:

  •         O monitoramento do uso;
  •         Manutenção, inspeção, limpeza e higienização dos respiradores;
  •         Avaliação médica;
  •         Monitoramento das exposições ocupacionais;
  •         Armazenamento dos respiradores;
  •         Descarte do EPI na hora certa.

 

A administração correta do programa trará benefícios tanto para o empregado quanto para o empregador.

Cuidar da saúde do trabalhador é o dever de todo empregador e profissionais da segurança do trabalho!

Realizar os programas exigidos nas normas regulamentadoras é o que irá proteger e garantir a integridade física e saúde dos colaboradores.

Conte com a equipe técnica multidisciplinar da Doctor’s Saúde e Segurança do Trabalho para proteger seus trabalhadores.

Todos os Serviços

Solicite Cotação

Possuí­mos serviços adequados a cada tipo de empresa/condomí­nio, informe os dados necessários que enviaremos uma proposta.