O equipamento de proteção individual (EPI) é de uso obrigatório, mas é comum se deparar com colaboradores que se recusam a utilizar ou o fazem de forma errada. Como a empresa deve atuar nessas situações?
Antes de apresentarmos algumas dicas para lidar com esse tipo de comportamento, vamos lembrar que cabe ao empregador adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade.
Também é sua responsabilidade exigir o seu uso e fornecer aos colaboradores o treinamento necessário para o uso adequado, além de orientar sobre a importância de conservar o equipamento.
Usar o EPI é responsabilidade do colaborador
Já o colaborador deve usar o EPI de forma obrigatória, destinando o equipamento apenas para a finalidade a que se destina. Ele também é responsável por guardá-lo e conservá-lo, comunicando a empresa em caso de qualquer alteração que o torne impróprio para o uso.
Ou seja, na teoria tudo funciona como deveria, mas como apresentamos no início deste artigo, não é difícil encontrar colaboradores que não cumprem com os seus deveres.
Se este é o cenário na sua empresa, alguns passos podem ser adotados para implementar o uso correto do EPI com sucesso.
Mas, antes, tenha atenção no que deve ser observado antes de tomar providências:
- Os gestores devem estar alinhados à legislação. Não podem apenas fornecer o EPI, mas cumprir todas as regras que envolvem o treinamento para o uso;
- É importante que as obrigações dos colaborações em relação à Segurança do Trabalho constem na Ordem de Serviço, incluindo a obrigação do uso de EPI e campo para assinatura do colaborador;
Treinamento é parte fundamental do processo
Para garantir que os colaboradores usem o EPI de forma correta e não se exponham a riscos de acidentes durante a jornada de trabalho, a empresa deve oferecer treinamentos específicos de acordo com o tipo de atividade.
Nessa ocasião, além de serem orientados sobre como usar o equipamento, como devem conservá-los e guardá-los, os colaboradores também têm uma ampla visão sobre os riscos para a sua saúde e segurança se não o fizerem.
Além disso, o empregador deve manter a organização das fichas de EPI em dia. O documento relaciona todas as orientações sobre o uso do equipamento e pode incluir um termo de responsabilidade, no qual o colaborador se compromete em seguir as normas de segurança.
E se, mesmo assim, o colaborador continuar a não usar o EPI?
Após refletir se está fazendo tudo o que está ao seu alcance para garantir o uso do EPI, a empresa pode adotar as medidas punitivas em caso de colaboradores que descumprem as regras:
- Advertência verbal: pode ser usada sempre que for identificada uma falha no uso do EPI;
- Advertência por escrito: uma forma de formalizar a ocorrência e pode ser adotada após a verbal não surtir efeito;
- Suspensão: punição mais severa, sem remuneração.
A demissão é o último passo, caso a empresa esgote todas as medidas para conscientizar o colaborador da importância do uso correto do EPI.