4 etapas para estimular a cultura de prevenção na sua empresa

cultura de prevenção de acidentes SST

É claro que o sucesso de uma empresa também está relacionado ao seu posicionamento no mercado e aos lucros conquistados. No entanto, existem outros pontos que contribuem para esse crescimento. Um deles é a cultura de prevenção!

Ou seja, garantir uma rotina saudável e segura para os colaboradores. O que significa olhar para o cotidiano e colocar em prática propostas que proporcionem o bem-estar de todos. E, nesse processo, é possível identificar quatro passos para o alcance do objetivo.

Aprenda como estimular a cultura de prevenção

1) Analise os ambientes, fiscalize os processos e ajuste o que for necessário

Como já mencionado brevemente, é fundamental ter um olhar crítico e minucioso para o dia a dia da organização. E isso inclui todos os espaços nos quais os trabalhadores atuam e trafegam. Só assim será possível identificar os riscos iminentes.

Ao mesmo tempo, as regras são primordiais para a manutenção da cultura de prevenção. Então, os funcionários devem conhecê-las e respeitá-las. E os gestores precisam acompanhar para saber se isso está acontecendo.

Mas, também, elas não são imutáveis! As orientações devem ser factíveis e contribuir para a segurança. Por isso, se necessário, podem ser revistas e passar por adaptações. Ou, até mesmo, novas serem criadas.

2) Disponibilize Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Não é novidade a funcionalidade desses materiais! Por isso, não tem como abordar a cultura de prevenção sem falar dos EPIs. Afinal, servem para proteger a vida dos colaboradores.

Apesar de capacete, máscaras e luvas serem os mais conhecidos, também existem calçados e óculos. Então, a disponibilização e utilização irá depender das situações do dia a dia. No entanto, a empresa não deve apenas oferecê-los.

Afinal, é preciso, também, orientar os trabalhadores quanto ao uso. Averiguar se, na prática, estão sendo aproveitados adequadamente. E acompanhar os danos aos equipamentos para substituir quando necessário.

3) Mostre os pontos de riscos com sinalizações

Apesar de muitas pessoas pensarem o contrário, toda organização tem pontos de riscos. Dessa forma, é muito importante que todos tenham consciência de quais são. Para facilitar, separamos sete ideias do que pode ser importante sinalizar.

  •  Apontar os ambientes com os itens de primeiros socorros;
  • Definir o trajeto que os colaboradores podem fazer;
  • Determinar o espaço adequado para o descarte de diferentes materiais;
  • Indicar os equipamentos para combate de incêndio;
  • Mostrar a saída de emergência;
  • Orientar os lugares em que é obrigatório utilizar o EPI;
  • Sinalizar onde o acesso for restrito.

4) Promova cursos, eventos e treinamentos e incentive a participação

Ao olhar para os três pontos já tratados, existe um aspecto em comum. Não adianta colocá-los em prática se os colaboradores não reconhecerem a importância dessas atitudes. E, pior ainda, não as respeitarem!

Por isso, é valioso para a cultura de prevenção que capacitações e treinamentos sejam frequentes. Assim, será possível conscientizar os trabalhadores. E garantir que entendam os processos como sinônimo de segurança.

Afinal, só assim irão incorporar essas políticas no dia a dia. Então, realize os cursos e incentive a participação de todos. Demonstre o quanto isso é fundamental para a vida de cada um deles.

Agora, você entende como atitudes práticas estimulam a cultura de prevenção na sua empresa? Com essas orientações, será mais fácil garantir a segurança dos seus funcionários?

Quer entender o que mais pode ser feito para esse bem-estar? Entre em CONTATO com nossa equipe especializada da Doctor’s!

 


Leia também:

treinamentos no trabalho

Entenda a importância dos treinamentos para a prevenção dos acidentes de trabalho