Como a rotina das empresas mudou com a pandemia?

Não importa o segmento ou ramo de atuação, os anos de 2020 e 2021 foi um dos mais difíceis para milhares de empresários em todo o mundo que viram a pandemia chegar e ameaçar o sucesso dos seus negócios.

As medidas para impedir a disseminação do vírus trouxeram mudanças drásticas para a rotina dos trabalhadores e exigiram muito jogo de cintura para lidar com a crise.

Mas o que mudou na rotina das empresas?

Esse momento tão delicado no mundo exigiu que as empresas trabalhassem a comunicação interna como nunca. E esse cuidado engloba evitar que as fake news “contaminem” a cultura organizacional.

Para isso, as empresas tiveram que tomar as rédeas de uma comunicação mais assertiva para transmitir informações corretas sobre a pandemia, visando sempre o bem-estar dos colaboradores.

Home Office se tornou cada vez mais comum

Uma das mudanças mais significativas na rotina das empresas na pandemia foi a possibilidade da liberação dos colaboradores para trabalhar em casa, o conhecido “home office”. O teletrabalho se fez necessário principalmente para resguardar a saúde e o bem estar dos colaboradores.

Nos ambientes em que essa nova modalidade foi possível, empresários tiveram que se adequar ao novo modelo de trabalho, mantendo uma comunicação assertiva para que a produtividade e a qualidade dos serviços não sofressem impacto.

E, claro, é fundamental ter uma preocupação com o feedback e escutar os funcionários a respeito de como a experiência está sendo para eles.

Reuniões e treinamentos presenciais dão espaço para videoconferências

Com a necessidade de distanciamento social, as videoconferências também possibilitaram a realização de reuniões e treinamentos mesmo durante a pandemia. Além de facilitar a comunicação interna, o recurso também foi interessante para manter uma rotina de feedbacks entre empresa e colaborador.

Atendimento presencial exigiu planejamento

E, no caso das empresas que têm que manter o atendimento presencial, foi fundamental desenvolver um planejamento para garantir a saúde e a segurança de todos.

Entre as medidas que tiveram que ser tomadas, podemos citar:

  • Comunicar de maneira efetiva as medidas que ajudam a prevenir a contaminação, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool em gel, cobrir nariz e boca com o antebraço ao espirrar ou tossir, evitar aglomerações, não compartilhar objetos pessoais, entre outros;
  • Reforçar a limpeza das áreas expostas ao toque das mãos de todos, como maçanetas de portas, braços de cadeiras, telefones e bancadas;
  • Disponibilizar álcool em gel 70% nos postos de trabalho e nas áreas de circulação de colaboradores, clientes e visitantes;
  • Desenvolver a flexibilização de turnos para diminuir o uso de transporte coletivo nos horários de pico;
    Reduzir as reuniões presenciais e viagens a trabalho;
  • Para ambientes com muitas pessoas, sempre que possível, manter o home office, em dias alternados por equipes. ⠀
    Para colocar todas essas boas práticas em pauta foi essencial não só um planejamento assertivo como a criação de comitês focados na gestão de crise em função da pandemia.

Além das práticas acima, existem muitas outras que devem ser analisadas de acordo com o dia a dia da sua empresa e aplicadas com eficiência para minimizar os riscos.

Seu negócio está pronto para isso? Conte com a Doctor´’s para te ajudar com uma consultoria especializada!