Você já ouviu falar em absenteísmo? A palavra é usada para caracterizar o conjunto de faltas ou períodos de ausência do trabalhador ao trabalho (incluindo os atrasos), independente do motivo e que também podem ser justificada por atestados médicos.
O absenteísmo é um indicador importante do clima organizacional, especialmente se as ausências afetam a produtividade da equipe e está ligado a acidentes de trabalho.
De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), o ano de 2020 contabilizou mais de 12,3 milhões de dias perdidos com o absenteísmo.
Conheça os tipos de absenteísmo
Independente do segmento de trabalho, toda empresa está sujeita ao absenteísmo. Para que os gestores busquem soluções preventivas para o fenômeno é preciso entender o tipo de absenteísmo:
Absenteísmo Justificado
É quando o colaborador não compareceu ao posto de trabalho por motivos de saúde, seja porque estava doente ou precisou passar por exames e/ou consultas. Normalmente, a falta ou ausência é justificada por atestado médico.
Absenteísmo Injustificado ou voluntário
Esse caso caracteriza o absenteísmo que acontece de forma imprevisível, sem que a empresa tenha conhecimento. Pode ser tanto com faltas quanto com atrasos.
Compulsório
É a ausência do colaborador por motivo de suspensão, judiciais ou outro que não esteja sob seu controle.
Emocional
Mais difícil de identificar, esse tipo está ligado à ausência “emocional” e não necessariamente física. Ou seja, o colaborador até comparece ao posto de trabalho, mas não consegue desempenhar suas tarefas pois não demonstra interesse no exercício laboral.
Há como reduzir o absenteísmo?
Agora que você já conhece os tipos de absenteísmo, podemos falar sobre as medidas para reduzir as faltas e ausências dos colaboradores. É sempre uma boa ideia começar pela motivação da equipe!
Se os colaboradores se sentem desmotivados, os gestores devem buscar melhorar o clima organizacional. Isso pode ser feito após uma pesquisa para saber quais os motivos de descontentamento e como a empresa pode agir para mudar esse quadro.
Também é interessante demonstrar interesse quando as faltas são justificadas por motivos de saúde, especialmente se são de ordem emocional.
Como acabar com este problema:
- Estimule um ambiente de trabalho saudável, sem competitividade;
- Promova atividades que visem a saúde e segurança do trabalhador;
- Mantenha um canal aberto de comunicação entre líderes e colaboradores.
Invista em saúde ocupacional
Uma importante causa das faltas ao trabalho é a saúde ocupacional. As doenças do trabalho podem influenciar diretamente a produtividade, por isso a empresa deve estar sempre atenta com os cuidados com a saúde ocupacional e sua importância para o bem-estar dos trabalhadores.